Instruções de como aplicar pedras em pisos e paredes.
Importante: Recomendamos a contratação de profissionais experientes para garantir um acabamento de alta qualidade e evitar problemas na instalação.
Antes de iniciar a aplicação de pedras em paredes, certifique-se de que a superfície está devidamente prumada.
Se as paredes estiverem lisas (rebocadas) ou pouco absorventes, como na foto, recomenda-se fazer pequenos furos ou picotar a superfície para criar porosidade e facilitar a fixação das peças.
A escolha entre massa de cimento ou argamassa para a aplicação dependerá da espessura da pedra. Para pedras mais grossas e pesadas, é aconselhável utilizar massa de cimento. A instalação deve ser iniciada pela parte inferior, de modo que as pedras já assentadas sirvam de apoio para as demais. Ferramentas como linha e prumo devem ser usadas para verificar o alinhamento, conforme as pedras vão sendo aplicadas.
Para iniciar o trabalho de aplicação em pisos, seja em contrapisos ou em chão de terra, a superfície precisa estar nivelada. No caso de pedras irregulares (não serradas), deve-se montar um desenho no piso com antecedência, averiguando o melhor encaixe para cada peça. Desta forma, é possível separar as peças menos atraentes, colocando-as em locais estratégicos com menor visibilidade ou pouca luminosidade.
Após posicionar cada pedra no local onde será fixada e encaixadas num desenho harmônico, levante cada peça e acrescente massa de cimento ou argamassa para fixá-las. Conforme finaliza as peças, use a régua de pedreiro para avaliar o nível e garantir que as pedras estejam alinhadas. Lembre-se de que as pedras possuem espessuras variadas, o que requer atenção no alinhamento. Às vezes, é necessário levantar a peça várias vezes para acrescentar ou retirar massa, a fim de conseguir o alinhamento adequado. Para finalizar, rejunte o espaço entre as pedras.
A aplicação de pedras serradas é mais fácil devido às laterais retas. Nesse procedimento, as peças se encaixam automaticamente e ficam mais próximas, facilitando o alinhamento e diminuindo consideravelmente o espaço para rejunte.
É possível criar efeitos na aplicação das pedras.
ALTO RELEVO: Nesse processo, as peças são posicionadas em pelo menos dois níveis diferentes, criando um efeito tridimensional onde algumas pedras se projetam à frente das outras.
JUNTA SECA: Consiste em colocar as pedras sem espaço para rejunte, com um encaixe perfeito e sem folgas. Geralmente, esse tipo de aplicação é feito com pedras de menor espessura, como retalhos finos e lajes, que são fáceis de cortar com a maquita.